Após o rompimento da barragem da mineradora Vale, nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a sociedade civil e o poder público se mobilizam para ajudar as vítimas do acidente. Por volta das 17h, os bombeiros disseram que há cerca de 200 pessoas desaparecidas.

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Brasileira enviou  50 voluntários treinados em resgate e atendimento de emergência  para a região do Córrego do Feijão.

Eles vão se juntar à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais no atendimento humanitário. A equipe segue em veículos 4x4, para o acesso a regiões remotas.

Esses voluntários são os mesmos que atuaram, em 2015, no acesso e atendimento aos atingidos pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco.

Prefeitura de Contagem

A Prefeitura de Contagem também enviou homens da Defesa Civil e da Guarda Civil, além de máquinas, para ajudar no socorro às vítimas do desastre. Ambulâncias, enfermeiros, médicos, técnicos de Enfermagem e equipes do Samu da Secretaria Municipal de Saúde já estão em Brumadinho.
 
O Complexo Hospitalar da cidade também está com a estrutura preparada para receber vítimas, independentemente da gravidade.

Arquidiocese de Belo Horizonte

A Arquidiocese de Belo Horizonte está arrecadando roupas, alimentos e água para os atingidos pelo rompimento da barragem. As doações podem ser entregues no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, que fica na rua Além Paraíba, 208, na Lagoinha. Telefone: 3423-2187.

Estudantes da RMBH

Uma ação de estudantes Universitários de BH e RMBH também está arrecadando água, alimentos não perecíveis, roupas e cobertores, medicamentos humanos e veterinários, artigos de higiene pessoal e limpeza e itens de primeiros socorros.

POSTOS DE COLETA: 

1- HOSPITAL VETERINÁRIO UNIBH
Av. Mario Werneck, 1685 - Bairro Estoril, Belo Horizonte.

2- UFMG - Diretório Acadêmico Medicina Veterinária
Av. Presidente Carlos Luz, 5180 - Pampulha, Belo Horizonte (portaria em frente ao Mineirão)

3- NEWTON PAIVA UNIDADE CARLOS LUZ
Av. Carlos Luz, 220 - Bairro Caiçara, Belo Horizonte

4-  NEWTON PAIVA UNIDADE BURITIS
Av. José Cláudio Resende, 420 - Buritis, Belo Horizonte.

5- NEWTON PAIVA UNIDADE SILVA LOBO
Av. Silva Lobo, 1730 - Bairro Grajaú, Belo Horizonte.

SOS Brumadinho

SOS Brumadinho

 

Hotel Fasano

O Hotel Fasano em parceria com a ONG Força do Bem também está recolhendo água mineral, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. As doações podem ser entregues na Rua São Paulo, 2320, no bairro de Loudes.

Hemominas

Já a Fundação Hemominas está em estado de alerta por causa do acidente e convoca a todos os doadores de sangue do tipo O Negativo. Quem puder doar, basta comparecer ao Hemocentro da capital ou a uma unidade de doação mais próxima.

Endereço: Alameda Ezequiel Dias, 321 - Santa Efigênia – BH

Verdemar

Com exceção das unidades do Diamond Mall e Pátio Savassi, a rede de supermercados vai receber donativos de roupas, itens de necessidades básicas e alimentos não-perecíveis para os desabrigados pela tragédia.

Via 040

Via 040

 

Leia nota da Vale

"A Vale informa que, no início desta tarde, ocorreu o rompimento da Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho (MG). A companhia lamenta profundamente o acidente e está empenhando todos os esforços no socorro e apoio aos atingidos.

Havia empregados na área administrativa, que foi atingida pelos rejeitos, indicando a possibilidade, ainda não confirmada, de vítimas. Parte da comunidade da Vila Ferteco também foi atingida.

O resgate e os atendimentos aos feridos estão sendo realizados no local pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil. Ainda não há confirmação sobre a causa do acidente.

A prioridade máxima da empresa, neste momento, é apoiar nos resgates para ajudar a preservar e proteger a vida de empregados, próprios e terceiros, e das comunidades locais".