
De 15 a 17 de setembro, Minas Gerais sedia, pela primeira vez, o Startup Games - uma competição internacional que serve de vitrine mundial para negócios.
O objetivo do jogo é promover o encontro entre investidores e startups, de forma a gerar negócios. Na prática, funciona como uma bolsa de valores: as 50 startups brasileiras e estrangeiras recebem 100 ações virtuais e, cada investidor, $1 milhão virtual.
A meta de cada startup é vender ações, de forma a aumentar o valor da empresa. Já o objetivo dos investidores é comprar ações de baixo valor, mas com futuro promissor.
No Startup Games os participantes também recebem dicas e estratégias para transformar suas startups em negócios bem sucedidos. O vencedor ganha grande visibilidade diante do cenário empreendedor, além de criar uma forte rede de networking para seu projeto.
O evento reúne empreendedores, mentores, investidores, aceleradoras e instituições de empreendedorismo nacionais e internacionais, buscando conhecer e incentivar projetos que apresentem soluções para problemas da sociedade e do mercado.
Devido ao sucesso das participantes mineiras em outras edições e do contexto favorável de Minas Gerais no cenário do empreendedorismo e inovação mundial, a capital mineira foi escolhida para receber esta edição do Startup Games. O estado possui o maior número de universidades federais do Brasil; cinco parques tecnológicos; 20 incubadoras; sede do San Pedro Valley, e o segundo maior ecossistema de startups do Brasil.
Realizada pelo governo britânico, a primeira edição do Startup Games aconteceu durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A edição BH tem como parceiros a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), durante o Inova Minas Fapemig. O evento terá como sede a Arena HUB Minas Digital na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (antigo Prédio Rainha da Sucata).
Interessados em participar ainda podem se inscrever pelo site https://ioasys.com.br/startupgames/