Superagro vai eleger os melhores gados e cavalos criados em Minas

Tatiana Moraes - Hoje em Dia
30/05/2013 às 09:46.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:41

Começou na última quarta-feira (29) e vai até o dia 9 de junho a 53º Exposição Estadual Agropecuária, um dos eventos da Superagro. Neste período, expositores de bovinos de raça de corte e de leite, além de equídeos, estarão presentes no Expominas para julgamento dos animais. O objetivo é eleger o melhor de cada raça, em diferentes categorias.

Três mil animais participarão dos julgamentos. Entre os bovinos de corte, haverá análise das raças Brahman, Guzerá e Nelore. Os leiteiros são Gir Leiteiro, Guzerá, Holandês e Girolando. Já os equídeos avaliados são das raças Campolina, Pônei, Jumento Pêga, Mangalarga Marchador e Árabe.

De acordo com o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, os animais vencedores de cada raça e categoria têm aumento substancial do valor de mercado. “Cada animal tem um aumento diferente”, diz.

Os critérios para definir os vencedores, ainda conforme o diretor-geral, são peso do animal, tamanho, prumo, genética, quantidade de leite (no caso dos leiteiros), idade, potencial para reproduzir (no caso dos reprodutores), entre outros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por