'Superlua de Sangue' terá eclipse total neste domingo

Hoje em Dia*
27/09/2015 às 20:59.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:52
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

A partir das 23h deste domingo (27) dois fenômenos vão fazer a lua ficar mais encantadora do que o normal: o eclipse lunar total e a superlua. A rara coincidência que tem sido apelidada de "Superlua de Sangue" ocorre uma vez a cada 30 anos.

A superlua, que vai formar o fenômeno chamado “Lua de Sangue”, acontece porque a órbita da lua (o caminho que a lua faz ao redor da Terra), não é circular.

A órbita é como uma elipse. Isso significa que em algum momento, a lua vai chegar mais perto da Terra e, ao chegar mais perto, ela permite que se visualize o tamanho dela maior no céu. A cor vermelha é resultado da influência da atmosfera terrestre nos raios de luz. A superlua ocorre uma vez por ano.

Já os eclipses têm uma periodicidade de duas vezes por ano. Neste domingo, o fenômeno coincidirá com a proximidade da lua em relação à Terra. A previsão é de que a ocultação da lua ocorrerá por volta das 23h30 com previsão de retorno ao tamanho normal a partir das 1h30.

* Com agências.

NO ROCK IN RIO - Céu limpo em várias regiões do Brasil poderá facilitar visualização dos dois fenômenos. Crédito: Tasso Marcelo/AFP/Divulgação

 

A seguir, o vídeo da Nasa ilustra o evento de domingo (em inglês):

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por