Surto de febre amarela faz Hemominas pedir doações e contratar mão de obra

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
23/01/2017 às 18:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:31
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

Devido ao período de férias e ao surto de febre amarela no Estado, a Fundação Hemominas tem tido dificuldades para manter o seu banco de sangue. Uma das regiões mais afetadas é Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Só no início deste ano, a cidade registrou uma queda de mais de 50% em seu estoque.

Segundo a Hemominas, as baixas, que atingem todos os tipos sanguíneos, são mais expressivas no estoque de sangue 'O' negativo (- 33,66%) e positivo (- 6,79%), 'A' negativo (- 19,31%), 'B' negativo (- 13,75%) e 'AB' negativo (- 32,65%). 

Neste momento, segundo o diretor técnico científico da fundação, Fernando Basques, duas ações são trabalhadas especificamente. A primeira, para fortalecer a captação em unidades da Hemominas que não têm surto de febre amarela. A ideia, segundo Basques, é que "essas unidades aumentem a captação, de forma a atender à demanda que surge nas regiões Nordeste e Leste do estado, e também parte do Sul, que estão entre os principais focos", observa.

Outro ponto, já direcionado à população de Valadares e região, é garantir que os doadores locais realizem suas doações antes de tomarem a vacina contra a febre amarela. "É sempre importante que as pessoas, principalmente da região do surto, se vacinem. Mas, antes de se vacinarem, é preciso que compareçam a uma unidade e façam sua doação. Isto porque, após vacinadas, as pessoas ficam sem poder doar sangue por quatro semanas", explica Basques.

Contratação

Em virtude da situação emergencial gerada pelo surto de febre amarela, a Hemominas abre nesta terça (24) e quarta-feira (25), das 9h às 16h30, chamamento público para contratação temporária e imediata de profissionais.

Somente neste período, a instituição receberá currículos dos profissionais na plataforma Hemocurrículo, disponível no site da fundação. O chamamento é para as seguintes funções e localidades:

Local de atuação: Hemocentro Regional de Governador Valadares
- Técnico de Enfermagem;
- Técnico de Patologia Clínica;
- Auxiliar Administrativo;
- Farmacêutico Bioquímico/Biomédico;
- Médico Clínico com Residência.

Local de atuação: Hemocentro Regional de Juiz de Fora
- Técnico de Enfermagem;
- Técnico de Patologia Clínica.

Local de atuação: Hemocentro Regional de Montes Claros
 Técnico de Enfermagem;
- Técnico de Patologia Clínica;
-  Auxiliar Administrativo;
- Farmacêutico Bioquímico/Biomédico;
- Médico Clínico com Residência.

A contratação será por meio de contrato administrativo e por prazo determinado. O regulamento, modelo de currículo, entre outros detalhes, podem ser acessados neste link.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por