A Escola de Teatro Bolshoi no Brasil sairá de Joinville (SC) nesta quarta (16) e quinta-feira (17) para realizar uma pré-seleção em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. A seleção é voltada para bailarinos com e sem conhecimento em dança entre 9 e 17 anos. Esta é a primeira vez que Minas Gerais recebe a escola de teatro, braço da companhia de balé russa. 
 
Os professores do Bolshoi farão a pré-indicação dos bailarinos que poderão participar de uma audição final, em outubro, quando serão submetidos aos testes finais. O resultado das pré-indicações será divulgado no dia 26 de abril no site www.escolabolshoi.com.br. Os novos alunos selecionados receberão bolsas de estudos para a sede do Bolshoi em Joinville. 
 
Desde que soube da pré-seleção, a bailarina Julia Gabriela Soares, de 15 anos, não faz outra coisa a não ser treinar. O ballet clássico e o jazz fazem parte da sua vida há nove anos, mas a oportunidade de concorrer a uma vaga no Bolshoi devolveu o frio na barriga só comum nas grandes estreias. “Estou ansiosa, nervosa e com muita vontade de passar no teste. Pesquiso e treino para me aprimorar, afinal o Bolshoi é o sonho de todos que dançam”.
 
Vanessa Neves Carmo, de 15 anos, também está esperançosa. Vai concorrer a uma vaga dançando ballet clássico e dança contemporânea. Como treina desde os três anos de idade, a aprovação no teste será um prêmio pelo esforço na busca do conhecimento técnico. “Soube que a estrutura que o Bolshoi utiliza para ensinar é fantástica. Vou ficar feliz se passar”, disse. A pré-seleção acontecerá no Teatro Atiaia, Centro de Valadares. 
 
A atividade integra a Semana da Dança que acontecerá de 23 a 26 deste mês, em comemoração ao Dia Internacional da Dança, dia 29 de abril. Para esta edição estão previstos cursos, workshops e mostras. A organizadora Tatiana Tassis conta que procurou a escola para propor um workshop e se surpreendeu quando ofereceram a pré-indicação, ação nunca realizada em Minas Gerais. Para ela, a motivação dos alunos é fundamental. “A cidade tem muitas crianças e adolescentes com potencial para participar da seleção final”, diz.
 
Processo seletivo
 
Anualmente, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza audição e processo seletivo com possibilidade de ingresso para novos alunos no curso básico de dança clássica e para os cursos técnicos de dança clássica e contemporânea. A audição pode acontecer em vários lugares do país e no exterior por meio de convite ou por interesse da Escola Bolshoi. É direcionada para candidatos com conhecimento prévio em dança, anteriormente pré-selecionados.
 
Nesta avaliação é realizada uma aula de balé clássico e dança contemporânea, de acordo com a vaga para qual o candidato está inscrito, e uma avaliação física. São observados o nível técnico, equilíbrio, musicalidade, giros, saltos e elasticidade do candidato, além do uso das sapatilhas de ponta para as meninas que disputam vaga na dança clássica. Todos os anos, no mês de julho, durante o Festival de Dança, a Escola Bolshoi realiza uma audição em Joinville.