Na Matemática, frações. Em linguagens, estratégias argumentativas. Já em História, Brasil Colônia e, em Geografia, o meio rural. Esses são alguns dos temas mais recorrentes nas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A menos de quatro meses para a prova que garante vaga em um curso superior nas universidades e faculdades, listar as prioridades na hora de estudar é fundamental, garantem especialistas.

“Saber com que frequência os temas são cobrados é importante para se ter uma ideia do tempo que será dedicado a cada um deles. Mas, é essencial que o aluno passe por todos os assuntos listados no edital”, pondera o professor José Eustáquio Simões, coordenador do Pré-Enem do Promove.

As provas do Enem deste ano estão previstas para dois domingos, em 3 e 10 de novembro

O estudante ainda deve criar um planejamento personalizado, que abranja todas as disciplinas. “Também é preciso atenção em relação às alterações no cenário político que, certamente, vão interferir em alguns assuntos antes cobrados no Enem. Então, destrinchar o edital é o mais seguro”, alertou Simões. 

Na tentativa de ajudar os candidatos que deixaram a preparação para a última hora, ou mesmo quem pretende intensificar os estudos, o Hoje em Dia reuniu os conteúdos mais exigidos por disciplina. A lista foi feita pelo professor Judson Bernardino, diretor do Elite Rede de Ensino em BH.