A passagem de uma massa de ar fria e úmida por Minas Gerais vai provocar mudança do tempo em Belo Horizonte. A partir desta quarta-feira (17), a temperatura na capital mineira terá ligeira queda. A umidade relativa do ar sobe e a sensação de secura extrema diminui. As previsões são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil da capital.

Nesta terça-feira (16), a temperatura mínima em BH, durante a madrugada, foi de 14ºC e a máxima deve atingir os 29ºC. A umidade relativa do ar fica em torno dos 30%, nível considerado baixo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mas, a partir de quarta-feira até às 10h de sábado (20), conforme a Defesa Civil, as temperaturas vão ficar abaixo dos 10ºC ao amanhecer. "Devido aos ventos moderados, a sensação de frio será ainda menor", alertou o órgão municipal.

Previsão

De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, os termômetros vão registrar máxima de 25ºC na quarta e 23ºC na quinta (18) e sexta (19). A queda com relação a segunda-feira (15), quando foi registrado 29ºC, chega a 6ºC.

"A mudança se deve a uma massa de ar frio que avança pelo Estado. Mas como ela também é úmida, não cai tanto a temperatura. A tendência é que aumente a nebulosidade e a umidade relativa do ar nos próximos dias", explicou.

Para o fim de semana, a previsão é de que a temperatura volte a subir.

Névoa seca

Com relação à secura que a capital mineira tem enfrentando nos últimos dias, a especialista garantiu que a umidade relativa do ar irá aumentar. O índice, que chegou a marcar 23% na Pampulha, vai subir para 40%, nos períodos da tarde, até sexta-feira. Nas madrugadas, o nível será ainda maior, de 85%.