Tempestade destelha casas e derruba árvores em BH; Defesa Civil alerta para chuva de granizo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
27/10/2018 às 14:26.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:28
 (Defesa Civil)

(Defesa Civil)

Diversos pontos de Belo Horizonte registram chuva forte e ventania na tarde deste sábado (27). Por volta das 14h, a Defesa Civil Municipal já havia alertado para a possibilidade de granizo, inclusive. O motivo são as áreas de instabilidade que se deslocam do Sudoeste brasileiro e ganham força provocando precipitações.

O volume de chuva estimado pelo órgão municipal é de 20 a 40 milímetros para a capital mineira. O alerta vale até 12h de domingo (28).

Belo-horizontinos relatam chuva intensa e com muitos ventos nos bairros Prado, Gutierrez e Gameleira, todos na região Oeste, e também no Santa Inês, na zona Leste, e Cidade Nova, na Nordeste. Também há registro de muita chuva na Zona Sul da cidade. Por volta das 15h, as estações meteorológicas de referência da Defesa Civil registraram ventos com velocidade de 92,1 km/h.

Segundo a Defesa Civil, uma árvore de grande porte caiu na rua Angares, no bairro Aeroporto, na região da Pampulha, em BH. Por causa do acidente, o trânsito local precisou ser impedido. Na mesma região, outra árvore caída interditou a rua Ramalho Ortigão no bairro Santa Branca. E uma terceira caiu na rua Wilson Modesto Ribeiro, no bairro Ipiranga, na região Nordeste.

Ainda conforme a Defesa Civil, parte do telhado da loja Rede BH, situada na avenida Tito Fulgêncio, na região do Barreiro, foi arrancada pelo vento. Ninguém ficou ferido. Também foram registrados destelhamentos nos bairros Ribeiro de Abreu, na região Nordeste; no Distrito Industrial do Jatobá, na região do Barreiro; e no Jardim Guanabara, na região Norte. E o muro lateral da escola Escola Estadual Afrânio de Melo Franco também foi derrubado.

Tendas usadas para proteger um evento de cerveja realizado na avenida Raja Gabáglia, altura do bairro São Bento (Sul), nessa tarde, também acabaram sendo carregadas, devido aos ventos intensos e chuva forte.

Veja no vídeo abaixo o flagrante:

 Acumulado

Até 16h deste sábado (27), somente a regional Norte não havia ultrapassado a média climatológica de chuva prevista para o mês de outubro, que é de 104,7 milímetros. Todas as  outras regionais de Belo Horizonte já ultrapassaram e algumas até dobraram o volume. A região que mais registrou precipitações neste mês foi a Centro-Sul, com 273,0 mm, seguida pela Oeste, com 253,8 mm, e pela Noroeste, com 218,8 mm. Confira as médias das regionais ordenadas do maior para o menor volume:

Centro Sul - 273,0 (261%)
Oeste - 253,8 (242%)
Noroeste - 218,8 (209%)
Leste - 192,0 (183%)
Venda Nova - 186,3 (178%)
Barreiro - 184,1 (176%)
Pampulha - 172,8 (165%)
Nordeste - 164,8 (157%)
Norte - 76,8 (73%)

Histórico

Na madrugada da última sexta-feira (26), um temporal que atingiu a capital mineira causou e transtornos a moradores. Durante a chuva, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros chegaram a ser acionados para atender ocorrências de destelhamentos, desabamentos, alagamentos e quedas de árvores. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos.

Na semana anterior, a cidade também já havia registrado chuvas intensas. No bairro Prado, um homem teve o carro arrastado pela quantidade de água que se acumulou na avenida Francisco Sá. Ele não ficou ferido.

Minas Gerais

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Minas Gerais terá céu com bastante nuvem e possibilidade de chuva a qualquer momento desse sábado. Também há possibilidade de chuva de moderada a forte nas regiões Leste e Norte. As temperturas devem oscilar entre 15ºC e 35ºC.

A Defesa Civil de Belo Horizonte adverte para que ninguém se abrigue sob árvores ou estacione veículos nesses locais durante as chuvas. Também é importante evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, tais como barracos, tendas, carros sem capota ou bicicletas. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por