Tempestades de até 100 mm com rajadas de vento e raios podem atingir dez regiões de Minas

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
30/10/2020 às 12:41.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:55
 (Foto: Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Foto: Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Moradores de dez regiões mineiras devem ficar atentos para a possibilidade de temporais com rajadas de vento e raios. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para pancadas de chuva forte com volume de até 100 milímetros (mm), ventos intensos (60 a 100 km/h) e até granizo. O alerta é válido até 11h de sábado (31).

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, de acordo com o Inmet. 

O aviso é para as regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, Sul, Sudoeste, Noroeste, Triangulo, Alto Paranaiba e Central. Veja aqui quais cidades podem ser afetadas. 

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, a pessoa deve desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, recomenda o Inmet.

A possibilidade de tempestades acontece porque há um deslocamento de frente fria pelo litoral, além da presença de umidade que vem da Amazônia. A temperatura estará em ligeiro declínio no Estado nesta sexta-feira (30), devido à alta cobertura de nebulosidade.

Capital mineira

Em Belo Horizonte, a Defesa Civil emitiu um alerta para pancadas de chuva com volume de 20 a 40 mm, acompanhadas de rajadas de vento em torno de 50 km/h. Confira:

11h22 - Possibilidade de chuva (20 a 40 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de sábado (31). Fonte: Defesa Civil de BH pic.twitter.com/kuIRY8DQSv— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) October 30, 2020
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por