O tempo seco que castiga Belo Horizonte e Região Metropolitana há quase dois meses está com os dias contados. A aproximação de uma frente fria e o aumento da nebulosidade previsto para este fim de semana vão fazer a umidade relativa do ar subir, com direito a pancadas isoladas de chuva. Com isso, as temperaturas devem cair ainda mais na capital. 

Segundo o meteorologista Cleber de Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva na Grande BH neste sábado (3), esperada para o fim do dia. Com isso, os termômetros devem marcar mínima de 10°C e máxima de 20°C. 

Isso acontece porque a massa de ar seco que atua no Estado passa a dar lugar a uma frente fria, favorecendo o aumento da nebulosidade. O frio deve ficar mais intenso no domingo (4), com a possibilidade de os termômetros chegarem aos 8°C. E de domingo para segunda (5), o frio deve permanecer e se tornar ainda mais intenso, especialmente se estiver ventando muito. 

Mas, até lá, o tempo continua seco, com a umidade relativa do ar girando em torno de 35% nesta quinta-feira (1°), segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O estado é de alerta e a dica é se hidratar bastante. A temperatura mínima marcada nesta quinta foi de 15°C e a máxima prevista é de 28°C. 

Leia mais:
Agosto em BH deve começar com chuva e frio, aponta previsão
Tempo seco coloca BH em estado de atenção até domingo