A forte chuva que atingiu Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (15), já causa estragos na região de Venda Nova, onde carros são arrastados por uma forte enxurrada na avenida Vilarinho. Até o momento não há informação de vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros, que já atua no local. O trânsito está completamente parado e os motoristas devem evitar a região. 

No momento, vários agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal e BHTrans estão trabalhando no fechamento preventivo das vias e orientando a população que passa pelo local. Pouco antes das 15h, a Defesa Civil da capital mineira divulgou um alerta para o risco de transbordamento do córrego Vilarinho.

Para isso, o órgão alertou para que fossem evitadas as avenidas Maria Vieira Barbosa, Elias Antônio Issa e Vilarinho e ruas República Tcheca e Padre Pedro Pinto entre o cruzamento com a avenida Elias Antônio Issa e rua das Missões. 

Os motorista também devem evitar trafegar nas ruas Maria Helena Felipe, Antuérpia, Alfredo S. Neves, Seis, Hyldeu S. Figueiredo e Padre Pedro Pinto com a Vilarinho. Também há interdições na avenida Vilarinho no trecho entre os cruzamentos com ruas das Melancias, dos Mamoeiros, dos Melões, das Macieiras, dos Marmelos, dos Cajueiros e Malibu. 

Por volta das 15h30, segundo a BHTrans, o nível de água baixou na avenida Vilarinho e os ônibus do transporte públicao voltaram a operar normalmente nas estações na região.

Já às 16h, a Defesa Civil informou que as vias no entorno da avenida foram liberadas, entretanto, equipes permanecem no local, uma vez que existe a possibilidade de novas chuvas e a interdição pode se fazer necessária novamente. 

 

Em pouco mais de 1h, choveu mais que o dobro do esperado para o mês

Ainda de acordo com a Defesa Civil de BH, em um intervalo de apenas 1h20 a região de Venda Nova registrou um volume de chuva de 53,2 mm, mais que o dobro do aguardado para todo o mês de maio. A média esperada para o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de 28,1 mm.

Confira a quantidade de precipitação nas demais regionais da capital:

Barreiro - 2,6 
Centro Sul - 0,4
Leste - 9,0
Nordeste - 47,2
Noroeste - 2,0
Norte - 42,0
Oeste - 0,8
Pampulha - 24,8
Venda Nova - 53,2

Leia mais:
Defesa Civil alerta: dia deve ser marcado por chuvas e trovoadas em BH
Batida entre caminhões de coco e milho interdita completamente sentido Vitória da BR-381 em Sabará
Grande BH registra quase metade das mortes por dengue em Minas