Uma chuva forte causou alagamentos em várias ruas do bairro Brasília, em Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), nesta quarta-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, moradores ficaram ilhados na avenida Israel Pinheiro no início da manhã.

Uma equipe chegou a ser deslocada para o local, que fica próximo do ponto final do ônibus 3651. Entretanto, antes da chegada do resgate, o atendimento foi dispensado, uma vez que água baixou.

Na MG-040, altura da curva da Petrobrás, no bairro Masterville, motoristas ficaram assustados com força da correnteza, causando uma 'cachoeira' no sentido Ibirité.

Em grupos de Whatsap, moradores postaram imagens da força da correnteza na cidade. Em uma delas, um homem relembra que é a segunda vez que a água invadiu a casa em menos de 30 dias. 

Confira o vídeo:

A reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura da cidade, mas ainda não obteve resposta.

Situação de emergência

Sarzedo é uma das 196 cidades que decretaram situação de emergência no Estado. Na última segunda-feira (5), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu o alerta em mais 95 municípios de Minas, sendo 32 deles nas regiões Leste e Nordeste. 

Com a medida, as prefeituras poderão ter acesso a recursos federais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e reconstrução de estruturas danificadas. Com o reconhecimento federal, os municípios já podem elaborar seus Planos de Trabalho para solicitar recursos à União.

Saque do FGTS

Outra medida garantida é que os trabalhadores que tiverem residência nas áreas afetadas por desastres naturais podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conforme previsto na Lei 10.878/2004.

A partir da delimitação da área efetivamente afetada e solicitação pelo governo federal, a Caixa Econômica Federal procederá a liberação do FGTS, no limite máximo de R$ 6.220 por trabalhador.

A lista completa dos municípios mineiros reconhecidas pode ser vista aqui

Leia mais:
Vídeo: 'cachoeira' provocada por temporal assusta motoristas na MG-040, em Sarzedo
Chuva trava o trânsito em todas as regiões de BH
Chuva em BH: Defesa Civil emite alerta para temporais e riscos de deslizamentos nesta quarta-feira