Temporal devasta bairro de Ribeirão das Neves e deixa diversos desalojados

Renata Evangelista
rsouza@hojeemdia.com.br
14/12/2016 às 15:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:05

Um bairro praticamente inteiro devastado pela enxurrada e centenas de moradores desalojados. Esse é o cenário da Vila Hortinha, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

A força da chuva que caiu na madrugada desta quarta-feira (14) foi tão intensa que a água invadiu quase metade do lugarejo de residências simples. Ao menos dois idosos tiveram dificuldades para sair das casas e beberam da água barrenta. Ambos foram resgatados por moradores e levados para o Hospital São Judas Tadeu. 

Em outro trecho do município, uma cratera abriu-se e "engoliu" um caminhão e uma moto. O desastre aconteceu na altura do km 5 da LMG 806 e matou quatro pessoas. Os corpos de três vítimas, sendo duas mulheres e um homem, foram resgatados. As buscas por uma criança que também faleceu prosseguem. Flávio TavaresMoradores foram surpeendidos com a lama, que invadiu casas e cobriu as ruas 

Drama

Nesta quarta, famílias inteiras da Vila Hortinha tiraram o dia para contabilizar os prejuízos. A faxina teve que ser adiada pois a tempestade continua a cair na região. 

Em 16 anos morando no local, esta foi a segunda vez que teve que enfrentar a mesma situação. "Tenho muito medo, mas não tenho para onde ir", desabafou. 

 Flávio TavaresAlguns moradores perderam tudo o que tinham dentro de casa

Medo 

A enxurrada, porém, não atingiu somente a vila. O bairro vizinho, o Santa Martinha, também ficou parcialmente debaixo d'Água. Foi o que relatou a aposentada Maria Auxiliadora de Oliveira, de 77 anos. 

Os seis cômodos que ela divide com outros sete parentes, quatro cachorros e 16 galinhas foram alagados. "Tivemos que sair correndo de madrugada e ir para a casa de um vizinho. Agora não temos nem colchão para dormir", contou. 

Com medo, o filho da aposentada, o ajudante de serviços gerais Vanderlei de Oliveira, de 49 anos, passa as noites chuvosas em claro. A qualquer sinal de perigo, ele comunica a família e todos abandonam o imóvel. 

A prefeitura de Ribeirão das Neves foi procurada pela reportagem, mas ainda não divulgou um balanço das chuvas na cidade nem informou que medidas serão adotadas para ajudar as vítimas e evitar novos estragos. A assessoria do Executivo informou, apenas, que a prefeita Daniela Correa está reunida com secretários para discutir o que será feito.

Mais casos

Moradores do bairro Maria Helena também ficaram com medo da chuva que não para de cair sobre a cidade. Um homem viu um barranco desabar sobre sua casa na tarde desta quarta-feira (14) e acionou o Corpo de Bombeiros.

Segundo a Corporação, a construção ainda não cedeu, mas corre o risco de desbar. A pessoa que reside no local foi orientada a não passar a noite em casa. A área foi totalmente isolada pela Defesa Civil.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por