Muita água vai rolar. Essa é a previsão para os dois primeiros dias de Carnaval em Belo Horizonte, que devem ser marcados por fortes chuvas. A Defesa Civil alertou que, no sábado (22) e domingo (23), o volume de precipitações pode superar os 100 milímetros (mm). Além dos temporais, a cidade também terá rajadas de vento superiores a 55 km/h.

O cenário se deve a aproximação de uma frente fria que avança pelo litoral. Conforme explicou a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nebulosidade derrubará os termômetros. No domingo, por exemplo, a máxima não deve ultrapassar os 23ºC.

Tempestade
A frente fria já traz chuva para a metrópole a partir desta sexta-feira (21). "Amanhã, as precipitações serão típicas do verão, com pancadas no fim da tarde e à noite", informou a especialista. Para sábado, o aguaceiro fica mais forte, principalmente no decorrer na tarde. "Já o domingo será ainda mais chuvoso. O tempo ficará nublado com chuva a qualquer hora do dia".

A previsão, segundo Anete, é que a segunda-feira (24) também comece com chuva. "Mas vai reduzindo ao longo dia". Na terça-feira (25), a tendência é de pancadas à tarde e à noite.

Termômetros
Além da chuva, o forte calor dará trégua. De acordo com o Inmet, no sábado os termômetros devem variar entre 19ºC e 28ºC. A máxima no domingo não passará dos 23ºC. A partir de segunda, haverá uma ligeira elevação, com temperatura podendo chegar aos 25ºC. A tendência se mantém para terça-feira.

 

Leia mais:
Um dos maiores blocos de BH, Juventude Bronzeada cancela desfile após imbróglio com a PM
Nada de intoxicação, ensolação ou dor muscular: veja como maratonar com saúde
PRF terá 300 bafômetros e reforço de outros estados para segurança das BRs mineiras