Não era apenas impressão sua. Esta segunda-feira (25) foi realmente o dia mais quente de 2019 em Belo Horizonte. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a marcar 34,7ºC durante a tarde no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da capital mineira. 

Conforme o instituto, a menor temperatura registrada nesta segunda foi de 21,2ºC, sendo que o número foi captado na estação meteorológica do Cercadinho, localizada em um ponto mais alto da cidade, no bairro Buritis, na região Oeste de BH. As altas temperaturas, já esperadas durante o verão, foram intensificadas por uma massa de ar seco. A previsão é que o calor continue pelo menos até março. 

Estas condições meteorológicas, ainda segundo o Inmet, são favoráveis à ocorrência de tempestades, que são caracterizadas por chuva entre 20 mm e 30 mm por hora ou até 50 mm ao dia; ventos intensos (40 a 60km/h); e queda de granizo em áreas isoladas. O órgão alerta para estas condições entre 14h e meia-noite desta segunda, podendo ocorrer nas regiões do Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba, Região Central, Vale do Rio Doce, Metropolitana de BH, Zona Da Mata, Campo das Vertentes, Oeste, Sul/Sudoeste e Noroeste.

Araçuaí quase 40ºC

Enquanto os moradores da Região Metropolitana foram surpreendidos pelo dia mais quente do ano, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, onde a população já está mais habituada ao calor intenso, as temperaturas chegaram a impressionantes 39,5ºC. Em contrapartida, na cidade de Maria da Fé, no Sul de Minas, foi o local onde a menor temperatura do Estado foi registrada nesta segunda, com 15,6ºC. 

A previsão para a terça-feira (26) é de tempo instável e pancadas de chuvas em grande parte de Minas Gerais. A aproximação de uma frente fria do litoral Sudeste do Brasil favorece a formação de áreas de instabilidade e ocorrência de chuvas no Centro-Sul e Oeste do Estado. Com o aumento da nebulosidade, as temperaturas máximas deverão esboçar um ligeiro declínio nas áreas com chuvas.

Leia mais:
BH tem alerta de chuva, raios e rajadas de vento para as próximas horas
Sob calor de 32º, tradicional Banda Mole brinca com a diversidade no Centro de BH
Pernas bem cuidadas podem evitar que a folia termine antes do previsto