Termina desapropriação de área onde será a nova rodoviária

Alessandra Mendes* - Hoje em Dia
26/12/2014 às 07:47.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:29
 (Editoria de Arte)

(Editoria de Arte)

Após mais de quatro anos de espera, as obras da nova rodoviária de Belo Horizonte, no bairro São Gabriel, região Nordeste da capital, devem finalmente ser iniciadas. A última desapropriação de famílias que ocupam a área, processo que emperrava o começo dos trabalhos, foi autorizada na semana passada. De acordo com a prefeitura, agora é só uma questão de cumprimento da ordem judicial para que a empresa possa dar a largada para a construção do terminal.

“Agora, é só resolver com o oficial de justiça a saída dessa pessoa. Depois, vamos entregar a área para o concessionário construir a rodoviária. Eles já estão nos entregando o projeto para conferirmos os últimos detalhes”, afirmou o prefeito Marcio Lacerda. Ele não soube dizer quando exatamente as obras começam, mas acredita que a terraplenagem seja iniciada quase imediatamente após o cumprimento da desapropriação.

Total

Duzentas e oitenta e oito famílias tiveram de ser removidas ou desapropriadas do entorno da nova rodoviária. A maioria foi realocada em unidades habitacionais que estão sendo construídas em três terrenos da antiga Rede Ferroviária Federal, no bairro Belmonte, adquiridos pela prefeitura. As demais receberão indenização, paga pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

Foram realizados um cadastramento socioeco-nômico das famílias e a avaliação das benfeitorias feitas nos imóveis. Lotes com escritura tiveram o processo conduzido pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Terminal

A nova rodoviária será instalada em uma região próxima à saída das principais rodovias que atravessam Belo Horizonte. O terminal também fica junto a uma estação de metrô e ao Move da avenida Cristiano Machado.

A rodoviária será construída em parceria com a iniciativa privada. A primeira licitação foi aberta em novembro de 2010, mas algumas características do projeto acabaram afastando os empresários, e o prazo foi prorrogado até dezembro do mesmo ano. A BHTrans concluiu o processo em fevereiro de 2011, novamente sem nenhum interessado.

Entre os aspectos que acabaram não atraindo investidores estava a necessidade de construção de um shopping e um centro comercial, itens que foram retirados do projeto. Em janeiro de 2012, foi divulgado o resultado da licitação, após várias alterações e adiamentos. Apesar de a empresa ter sido escolhida, a obra ficou emperrada por causa da desapropriação de famílias.

Após a conclusão da liberação dos terrenos, a empresa tem seis meses para iniciar a construção. Está previsto em contrato que a obra deve ser concluída em um ano e meio. O valor do empreendimento, que tinha previsão inicial de ser finalizado em dezembro de 2013, é de R$ 60 milhões.

A construção e administração do terminal ficarão a cargo da SPE Terminal Belo Horizonte S/A, vencedora da licitação. Conforme o último projeto apresentado, o terminal terá 35.500 metros quadrados, estacionamento para 400 veículos, além de um mini-shopping, sistema de veiculação de informação semelhante ao dos aeroportos e 41 plataformas de embarque e desembarque de passageiros.

Expansão

Porém, o próprio presidente da BHTrans, Ramon Victor César, já chegou a afirmar que o número poderá ser ampliado com mais 15 plataformas, já que o projeto prevê uma expansão estrutural da área.

(* Com Renato Fonseca - Hoje em Dia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por