Tim terá que pagar multa superior a R$ 8 mi por má qualidade de serviços em MG

Hoje em Dia (*)
06/03/2014 às 15:01.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:28

  A empresa de telefonia Tim Celular S.A. terá que pagar multa de R$ 8.721.641,33 por comprometimento do serviço móvel pessoal (SMP) relativo ao congestionamento de tráfego de voz e dados em Minas Gerais. A condenação é referente à decisão administrativa do Programa Estadual de Proteção ao Consumidor de Minas Gerais (Procon-MG), órgão que integra o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).   Segundo o MPMG, após ser notificada, a operadora terá 10 dias para apresentar recurso. No entanto, caso não o faça ou não seja aceita a defesa, a multa deverá ser paga em até 30 dias, sob pena de inscrição em dívida ativa e no Cadastro Informativo de Inadimplência em relação à Administração Pública do Estado de Minas Gerais (Cadin-MG).   Segundo o promotor de Justiça Marcos Tofani Baer Bahia, “a conduta da Tim tem gerado diversos danos aos consumidores. Isso demonstra o descumprimento às normas editadas pela Anatel. A ausência de sinal, interrupção das chamadas telefônicas, impossibilidade de efetuar e receber chamadas e outros problemas geram nos consumidores uma sensação de indignação e de impotência, pois, se de um lado sabemos que poucos se prestarão a reclamar, de outro assistimos a um enriquecimento sem causa de um infrator que ostenta expressivo poder econômico”.   Ainda conforme Tofani, “a fixação dos valores das multas às infrações ao Código de Defesa do Consumidor dentro dos limites legais (artigo 57, parágrafo único, da Lei Federal n.º 8.078/1990) foi feita de acordo com a gravidade da infração, vantagem auferida e condição econômica do infrator”.   O promotor de Justiça afirmou ainda que, no curso do processo, tentou por diversas vezes fazer Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a empresa, mas não conseguiu. (*Com informações do MPMG)

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