TJMG inicia mutirão de julgamentos em Belo Horizonte

mailto:acastro@hojeemdia.com.br">Álvaro Castro (*) - Do Portal HD
10/09/2012 às 15:06.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:09
 (Marcelo Albert/TJMG)

(Marcelo Albert/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) iniciou um grande mutirão de julgamentos dos acusados de crimes contra a vida. A força-tarefa servirá para levar a juri os envolvidos em crimes de homicídio e tentativa de homicídio, totalizando 201 processos. Com isso, a partir desta segunda-feira (10), um julgamento diário será realizado na unidade Goiás, além dos dois que acontecem diariamente no Fórum Lafayette.
 
A iniciativa irá durar até o dia 14 de dezembro e, entre os dias 29 de outubro e 30 de novembro, seis julgamentos acontecerão diariamente na Universidade Fumec. O mutirão é uma tentativa de se atingir uma das metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública, que visa julgar as ações relativas a homicídios distribuídas até dezembro de 2007.
 
De acordo com o coordenador do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Luiz Carlos Rezende, Belo Horizonte possui cerca de 400 processos para serem encaminhados a júri, dentro daqueles distribuídos até 2007. A meta estabelecida para este ano é conseguir atingir, então 50% deste número. "Após concluirmos esta força-tarefa, faremos uma avaliação para sabermos se será necessário outra, que poderia acontecer já no primeiro semestre do próximo ano", explicou em entrevista ao Portal HD.

Segundo Rezende, após a conclusão do mutirão será possível avaliar de forma mais completa a situação da Capital e, em conjunto com o Ministério Público, Ordem dos Advogados Do Brasil (OAB/MG), e outros órgãos, pensar novas medidas para otimizar o sistema na cidade. "Será possível mapear o acervo processual das duas varas de Belo Horizonte e com esses dados em mãos, propor melhorias, soluções e, quem sabe, decidir se é necessária outra vara para dar maior vazão aos processos", concluiu. (Atualizado às 17h 40)

(*) Com TJMG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por