Tráfego intenso e desrespeito no trânsito marcam dia de retorno às aulas na capital

Sara Lira - Hoje em Dia
02/02/2015 às 10:22.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:52

Após um mês de férias escolares, o primeiro dia de retorno às aulas começou com trânsito tumultuado na capital. No entorno das escolas da região Centro-Sul, por exemplo, as ruas e avenidas ficaram congestionadas no horário de entrada dos alunos no início da manhã desta segunda-feira (2).

Além do número maior de veículo, o desrespeito às leis de trânsito contribuíam para que o tráfego ficasse ainda mais complicado. Mesmo com faixas indicativas sobre não parar em fila dupla, muitos motoristas insistiam em cometer a infração para fazer o desembarque dos filhos na porta da escola. Além disso, outros paravam em vagas exclusivas para deficiente enquanto as crianças desciam para entrar no colégio.

“Muitos pais aqui não cooperam, aí atrapalham todos os condutores da rua”, disse o motorista de transporte escolar Gleisson Cordeiro, de 32 anos, prestes a desembarcar os alunos em uma escola do Cidade Jardim (Centro-Sul). “Conheço a região e percebi que hoje está um pouco mais turbulenta”, completou o dentista Lucas Guimarães, de 53 anos.

O coordenador de campanhas educativas da BHTrans, Ronaro Ferreira, confirma que a fila dupla é um dos problemas mais comuns no horário de entrada e saída das aulas. “Quando nossa equipe está perto, os pais evitam parar e o trânsito flui. Ou seja, não é necessário fazer isso”, destacou.

Ações educativas

Para tentar minimizar esses problemas, a empresa de trânsito da capital começou nesta segunda uma campanha educativa para conscientizar os motoristas e pedestres a contribuírem para um trânsito melhor e evitem transtornos e acidentes.

Segundo Ronaro Ferreira, panfletos com dicas de segurança serão entregues na porta das escolas e agentes vão orientar os motoristas. A campanha vai até o próximo dia 13 de fevereiro.

Ferreira elencou algumas dicas para garantir a segurança de motoristas e alunos. “Sempre usar o cinto de segurança, mesmo se for durante um trajeto curto, desembarcar crianças sempre pelo lado da calçada, pois caso isso ocorra na rua, a criança é baixa e mais difícil de ser vista podendo ser vítima de um acidente, e sempre atravessar na faixa de pedestre”, destacou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por