O trânsito em trechos da AMG e ruas que ficam próximas da barragem B3/B4, que está em nível 3 de alerta de emergência, foi totalmente liberado ao meio-dia desta sexta-feira (12). Desde 18 de fevereiro, o tráfego nos locais do distrito de São Sebastião das Águas Claras, em Macacos, na Grande BH, fluía pelo sistema "Pare e Siga", quando as vias eram interditadas em cada um dos sentidos, alternadamente.

A mineradora Vale, responsável pela estrutura com risco de rompimento, informou que foram instalados postos de monitoramento que vão funcionar 24 horas por dia. Em caso de perigo ou colapso da barragem, o tráfego será imediatamente impedido. "Caso identificada alguma anormalidade nos monitoramentos da barragem B3/B4 da mina Mar Azul, orientando os condutores de veículos para as áreas seguras e pontos de encontro existentes", declarou a empresa.

A decisão de liberar o trânsito, de acordo com a Vale, foi tomada após acordo com as autoridades públicas estaduais. "A estrada está sinalizada com placas indicativas sobre risco de inundação, áreas seguras e pontos de encontro", reforçou a mineradora.

Veja os locais que tiveram o trânsito liberado:

Trecho 1:
Ponto Inicial: AMG 160 - Entrada da Pousada Mata Atlântica;
Ponto Final: AMG 160 - Interligação com a entrada da estrada da Mata do Engenho;
 
Trecho 2:

Ponto Inicial: Rua Dona Maria da Glória - Próximo a Igreja de São Sebastião;
Ponto Final: Rua Dona Maria da Glória - Próximo à Praça do Capela Velha;
 
Trecho 3:

Ponto Inicial: Estrada de acesso ao Jardim Petrópolis - Próximo à Praça do Capela Velha;
Ponto Final: Estrada de acesso ao Jardim Petrópolis - S/N