O Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG) e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), ligado ao Ministério da Justiça, abrem seleção, até 17 de agosto, para o preenchimento de 3 mil vagas nos cursos "Direitos humanos e grupos vulneráveis", "Noções de gerenciamento de crises e de conflitos no sistema prisional" e "Políticas públicas no sistema prisional".

Serão abertas mil vagas para cada curso. As inscrições deverão ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do Caed/UFMG.

As formações são gratuitas e ofertadas integralmente na modalidade à distância, destinadas a agentes penitenciários, profissionais da área administrativa do sistema prisional, profissionais das áreas técnicas do sistema profissional e  demais funcionários do sistema prisional. Cada curso terá carga horária de 60 horas, com dois meses de duração.

Deverá ser enviado em anexo o comprovante de vínculo profissional com o sistema prisional. Caso a demanda seja superior ao número de vagas haverá uma lista de espera. O resultado das inscrições deferidas será divulgado a partir de 23 de agosto, na página do Caed/UFMG. Os cursos têm início previsto para 12 de setembro.