Nos EUA, 950 pessoas foram presas pela invasão ao Capitólio (Pixabay.com)
A Missão Diplomática dos Estados Unidos divulgou, nesta terça-feira (30), os nomes dos 50 estudantes selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2019. Três adolescentes do interior de Minas Gerais foram contemplados: Arthur Sena Banhato Moraes, de Campo Belo; Juliana de Paula Guiducci, de Ubá; e Marcus Vinicícius Lacerda Reis, de Juiz de Fora.
Este ano a seleção contemplou pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal, segundo a assessoria de Imprensa da Embaixada dos EUA em Brasília. A viagem dos Jovens Embaixadores será de 11 de janeiro a 2 de fevereiro de 2019. Durante essas três semanas, eles passarão pela capital dos Estados Unidos, Washington, D.C., e depois, em grupos embarcarão para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.
Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de justiça social e voluntariado que será implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.
Desde 2003, 572 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD e IBM. Além disso, conta também com o apoio institucional do Movimento Todos pela Educação e do Canal Futura. Atualmente o Programa Jovens Embaixadores é realizado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.