Pelo menos três pessoas ficaram gravemente feridas após uma explosão em uma siderúrgica em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas, na manhã desta sexta-feira (27). A empresa, Siderúrgica União, está localizada na BR-494 e 17 bombeiros atuaram por quatro horas para combater o incêndio.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, foram empenhadas as Unidades de Suporte Básico e Avançado (USB e USA) de Divinópolis. Uma das vítimas, ainda não identificada, teve 80% do corpo queimado e foi encaminhada para a Sala Vermelha do Complexo de Saúde São João de Deus e, em breve, será levada para o hospital João XXIII, em Belo Horizonte. 

Um outro homem, também ainda não identificado, teve aproximadamente 90% do corpo queimado e foi encaminhado pelo helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) para o hospital João XXlll. Uma terceira vítima, sem idade identificada, que apresentava queimadura nos olhos, foi encaminhada para a Sala Vermelha do São João de Deus por terceiros.

explosão divinópolis usina

Bombeiros levaram quatro horas para controlar incêndio

Superaquecimento

Conforme informações passadas pelos funcionários aos bombeiros, o silo de armazenagem (poeira de carvão) teve superaquecimento, gerando uma pequena explosão que rapidamente se propagou para outras áreas da empresa.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o procedimento correto previa que se abrisse primeiro um mecanismo que funciona como uma válvula de alívio, o que não foi feito pelos funcionários. 

De acordo com a Polícia Civil, um inquérito foi aberto para apurar as causas do acidente. Como o trabalho dos bombeiros para apagar as chamas não se encerrou na tarde desta sexta, o trabalho da perícia deve ser realizado na segunda-feira (30).

A reportagem tentou contato com a siderúrgica, mas não obteve sucesso.