(Flávio Tavares)
Mexer no celular e andar de ônibus ao mesmo tempo definitivamente não é uma boa ideia. Segundo levantamento da corretora https://bemmaisseguro.com/, o transporte público é o local onde mais acontecem roubos e furtos de aparelhos no Brasil.
O estudo utilizou dados do site Onde Fui Roubado – baseados nos relatos de 4.200 vítimas que registraram ou não boletim de ocorrência – para descobrir os lugares em que esse tipo de crime é mais recorrente no país.
A pesquisa aponta que as incidências em ônibus, trens e metrô, incluindo pontos e estações, lideram, com 31% dos casos. As vias públicas, como ruas e parques, vêm logo na sequência, responsáveis por 29% dos crimes. As ocorrências no trânsito – em carros, motos ou táxi – ficam em terceiro lugar, com 25%.
“A pessoa que está distraída e parada no farol é uma presa fácil para os ladrões. Este é um dos registros mais comuns”, alerta Marcello Ursini, presidente da Bem Mais Seguro.
Ainda segundo o estudo, 56% dos casos ocorrem durante a noite e o prejuízo médio com a perda do aparelho é de R$ 869. De acordo com a corretora, 63% dos usuários de smartphones já fizeram ou têm a intenção de fazer um seguro para o gadget.
“O celular passou a ser o bem de maior valor que as pessoas carregam consigo. Por conta disso, o seguro tornou-se uma proteção importante e cada vez mais procurada”, diz Ursini.
As opções básicas de seguro cobrem somente roubo e furto qualificado, mas existem proteções contra quebra acidental, queda de líquido e ligações não autorizadas, como a oferecida pela Bem Mais Seguro, com mensalidades a partir de R$ 29,70 por mês.
Com preços acessíveis, a corretora online chegou ao Brasil há pouco mais de um ano com uma proposta inovadora: vender seguros pela internet em segmentos ainda pouco explorados.
O que fazer caso seja vítima de um roubo
1. Nunca reaja;
2. Bloqueie o chip do celular com a sua operadora;
3. Faça um boletim de ocorrência online ou na delegacia mais próxima;
4. Solicite o bloqueio do IMEI com a operadora. O número pode ser encontrado na nota fiscal do aparelho;
5. Caso tenha seguro, depois de fazer o boletim de ocorrência, acione a proteção para ressarcir seu prejuízo.