Trecho da BR-356 volta a ser interditado para concretagem e pintura da pista

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
14/08/2018 às 11:27.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

Em obras há quase cinco meses, por conta do risco de desabamento de um muro de contenção, o trecho da BR-356, próximo ao trevo do Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, voltará a ser parcialmente interditado na tarde desta terça-feira (14). De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), uma faixa será submetida a concretagem da sarjeta.

Na quarta-feira (15), o tráfego também será impedido para pintura da sinalização horizontal da pista. Durante os trabalhos, conforme o DEER, o trânsito será bloqueado de forma alternada. Na quinta-feira (16), o tráfego volta a ser liberado de forma definitiva. As obras de recuperação da estrutura foram iniciadas no final de março e devem ser concluídas ainda neste mês.

Recurso

Até o momento, o Governo de Minas já gastou 11,9 milhões para recuperação e reforço da estrutura de contenção. "Foram instalados 308 novos tirantes e 64 estacas e blocos na parede de contenção da rodovia para garantir a estabilidade da estrutura", informou o DEER. Além disso, houve a recuperação de todo o pavimento asfáltico. Também foram instaladas três vigas de sustentação. Agora, segundo o DEER, um novo bueiro está sendo construído na pista para drenar a água das chuvas.

Remoções

Na época do desabamento de um muro de contenção, além do risco de queda do paredão, havia perigo de movimentação do solo. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil chegou a informar, inclusive, que a situação até poderia provocar uma tragédia, afetando moradores da Vila São Bento, que fica às margens da BR-356, nas proximidades do Morro do Papagaio.

Ao todo, 33 famílias tiveram que deixar as casas, que foram demolidas. Dessas, segundo a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), 22 receberam indenizações e outras três aguardam o depósito judicial. Uma foi reassentada e outras cinco ainda serão transferidas para imóveis do programa Vila Viva, da prefeitura. O Executivo também negocia o destino de uma outra família.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por