
Um tremor natural de magnitude 1.4 na Escala Ricther foi registrado na noite dessa quinta-feira (31) em Montes Claros, no Norte de Minas, pelo Núcleo de Sismologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e consolidado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
De acordo com a instituição mineira, o abalo foi sentido às 22h01 e avaliado como de intensidade "bem leve". Apesar disso, a percepção foi mais evidente por se tratar do período noturno, quando o ambiente está mais calmo.
No horário do tremor, a reação dos cães, que têm a audição mais apurada do que a dos humanos, também serviu como indicativo do fato.
Nas redes sociais, moradores de Montes Claros relataram o pequeno terremoto. Veja algumas reações:
— ana eliza (@iaineliz) February 1, 2019namoral esses tremor em montes claros da + medo ainda de estourar outra barragem ai
— flavio c (@flaviohrcardoso) February 1, 2019O lançamento de Terremoto está tão pesado que deu até tremor aqui no meu país Montes Claros @Anitta @kevinho
— Marcos José Xavier S (@MarcosJosXavie2) February 1, 2019Agora, aqui em Montes Claros (MG), como já ocorreu noutros momentos, tremor de terra de baixa intensidade.
Moradores assustados.
Registros em Montes Claros
O último registro de tremor em Montes Claros havia sido sentido em março de 2018. Segundo a Unimontes, os abalos na cidade têm como causa uma falha geológica de um a dois quilômetros de profundidade, próxima ao perímetro urbano, na região Norte de Montes Claros, envolvendo o bairro Vila Atlântida e o Parque Estadual da Lapa Grande.
Por essa razão, moradores dos bairros Ibituruna, Barcelona Parque, Jardim Panorama e Santos Reis notaram a agitação com mais certeza.
Os dados da estação sismológica mantida pela Unimontes no Parque Estadual da Lapa Grande são enviados ao Observatório Sismológico da Universidade de Brasília para o cálculo final da magnitude do tremor, a partir da comparação com a apuração dos demais aparelhos mantidos pela UnB no Norte de Minas.
Escala Ricther
Magnitude menor que 2: tremores captados apenas por sismógrafos;
Magnitude entre 2 e 4: impacto semelhante à passagem de um veículo grande e pesado;
Magnitude entre 4 e 6: quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis;
Magnitude entre 6 e 7: danos em edifícios e destruição de construções frágeis;
Magnitude entre 7 e 8: danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo;
Magnitude entre 8 e 9: destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções;
Magnitude maior que 9: destruição total com ondulações visíveis.