Tremores podem ter contribuído para o rompimento de barragens em Mariana

Cristina Barroca - Hoje em Dia
06/11/2015 às 12:39.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:22
 (Reprodução)

(Reprodução)

Dez tremores de terra foram registrados, na tarde da última quinta-feira (5), na região do município de Mariana. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), dois dos abalos – um às 14h12 e outro às 14h13 – ocorreram bem próximos à barragem da mineradora Samarco que se romperam, atingindo seis distritos.

Com 2,5 e 2,7 graus de magnitude na Escala Richter, respectivamente, os tremores são considerados pequenos, afirma o professor George Sand França, do Observatório Sismológico. “Ainda assim, a movimentação certamente pôde ser sentida por quem estava no local”.

Embora desconheça a estrutura geotectônica de uma barragem, o especialista não descarta a hipótese de que o abalo tenha contribuído com a tragédia.

Além disso, George afirma que, até o momento, tudo indica que os eventos tenham sido naturais, e não provocados pelas atividades de mineração, como foi cogitado no dia do acidente. “Esse não foi o primeiro tremor registrado na região. Esse é um local de constante movimentação geológica”.

 

Confira a galeria de imagens da tragédia:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por