Trilha do Parque da Serra do Curral fechada até dezembro

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
20/08/2014 às 07:39.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:51
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

Até o fim do ano, pelo menos, visitantes do Parque da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, zona Sul de Belo Horizonte, terão que abrir mão de um das atrações mais cobiçadas do local, a trilha Travessia da Serra.

Cancelado no início do mês, o passeio, que permite um tour por toda a extensão da serra, só terá o percurso liberado após a contratação de uma empresa para gerenciar a área. O edital de licitação ainda não foi concluído.

Segundo o presidente da Fundação de Parques Municipais, Hugo Vilaça, a utilização do trecho – um caminho de quase 2,5 quilômetros – foi suspensa porque a empresa responsável pela manutenção não teve interesse em renovar o contrato com a prefeitura.

Contratada por meio de licitação, em 2012, ao custo aproximado de R$ 1,3 milhão anual, a Construtora BH Forte encerrou atividades há 20 dias. “Com o término do acordo, em 31 de julho, a empresa informou que não gostaria de prorrogá-lo, alegando motivos pessoais”, explicou Vilaça.

O Hoje em Dia tentou contato telefônico com a construtora, mas ninguém atendeu as ligações. A BH Forte era responsável por todo o manejo do Parque da Serra do Curral há dois anos, desde que o espaço foi inaugurado.

Eram de responsabilidade da empresa os serviços de conservação e manutenção da área, limpeza, recepção e condução de visitantes pelo interior do parque e pela trilha, além do fornecimento de mão de obra, transporte, materiais e ferramentas. Ao todo, 39 funcionários prestavam serviço no local.

Para garantir que o parque se mantivesse aberto, mesmo que com a trilha fechada, a Fundação de Parques Municipais contratou no início do mês, em caráter emergencial, a VL Terceirização LTDA, por período de seis meses. No valor de R$ 446 mil, o contrato poderá ser renovado ou cancelado a qualquer momento.

“Por se tratar de contratação de emergência tivemos que definir o que, para nós, trata-se, de fato, de atividade emergencial. Neste caso, consideramos que as trilhas não se incluíam nos serviços”, justificou Vilaça.

A previsão é a de que o edital de licitação para contratação em definitivo de uma empresa seja lançado até o fim do mês que vem. Por causa dos prazos previstos em lei o processo só deve ser concluído no fim do ano.

SAIBA MAIS

O Parque da Serra do Curral foi reaberto em 8 de setembro de 2012, após reforma de quatro meses, que incluiu a instalação de parapeitos e decks nos mirantes, sinalização bilíngue e serviço de acompanhamento de guias na trilha.

Com área aproximada de 400 mil metros quadrados, o local tem capacidade para até 700 visitantes por dia. A trilha, que leva cerca de três horas para ser percorrida, só é permitida a dez pessoas por vez, de terça a quinta-feira, e 40 pessoas, às sextas, sábados, domingos e feriados.

O Parque da Serra do Curral funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita e o acesso é pela praça Estado de Israel, na avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por