Trotes perturbam serviço de emergência do Samu, PM e Bombeiros

Girleno Alencar - Do Hoje em Dia
17/11/2012 às 07:25.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:20
 (Dione Afonso)

(Dione Afonso)

MONTES CLAROS – Pelo menos 1.200 trotes telefônicos são feitos todos os dias aos principais serviços de emergência, como a Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros, em Montes Claros. A média é de 50 falsos comunicados de pedido de socorro (entre outros tipos de ligações) por hora, ou 2,5 a cada três minutos.

Para conscientizar a população, a Secretaria Estadual de Saúde lançou o projeto Samuzinho, na tentativa de diminuir as estatísticas e os prejuízos causados pelos trotes, cometidos principalmente por jovens.

Campanhas de sensibilização e conscientização realizadas pela Polícia Militar, em parceria com o Corpo de Bombeiros, reduziram esse tipo de prática em ambas corporações.

Na PM, até recentemente, das 2.500 ligações recebidas pelo 190 por dia, 60% eram trotes, dando um total de 1.500. A 11ª Região da PM criou nas escolas a campanha “Trote é Crime”, e os indicadores são mais otimistas, pois a quantidade desse tipo de ligação caiu para 30% dos casos, ou seja, 750 por dia.

O Corpo de Bombeiros tinha uma média de 557 telefonemas por dia para o numero 193, sendo 389 trotes. A corporação criou o projeto “Bombeiro na Escola”, que orientava os alunos sobre os danos causados pelas ligações. Em outubro, durante oito dias, o 7º Batalhão de Bombeiros Militares recebeu 5.626 chamados, sendo 2.000 relacionados a trotes.

Cacarejo de galo

O Samu também investiu na conscientização. O médico Enius Versiane lembra que os atendentes do Samu esbarram, ainda, nas ligações desnecessárias. Em um dos casos, afirma ele, uma idosa pediu uma solução para o galo dela voltar a cacarejar, uma vez que não cantava havia três dias.

Crianças

O projeto Samuzinho é um programa educacional para desenvolver atividades teóricas e práticas, visando a educação em saúde para crianças com idade entre 10 a 12 anos, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos dos trotes.

Em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, o programa abrangerá as escolas públicas e privadas de nível fundamental, inicialmente nos bairros Santo Antônio, Delfino Magalhães, Santa Lúcia, Vila Anália e Camilo Prates.

Saiba mais sobre o que será feito contra os infratores e os prejuízos destes trotes na http://177.71.188.173/clientes/hojeemdia/web/index.php

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por