Tudo por uma relação cordial entre cães e gatos

Michelle Maia - Do Hoje em Dia
Hoje em Dia - Belo Horizonte
10/11/2012 às 09:00.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:04
 (Andre Brant)

(Andre Brant)

Quando pensamos na relação entre gatos e cachorros, é comum imaginarmos perseguições, estranhamentos e brigas. Mas diferentemente do que retratam filmes e desenhos animados, as duas espécies podem viver em harmonia.

A adaptação no mesmo ambiente não é fácil, mas especialistas garantem que, com paciência e cautela, os bichinhos se tornam bons amigos.

A produtora Flávia Pestana Nascimento tem três gatas e quatro cães e diz que a socialização da turma depende da criação que receberam. Segundo ela, demonstrações de carinho entre os “membros” da família são comuns. O poodle brincando e rolando com gatinhos não lembra nem de longe a rivalidade entre as espécies.

Flávia diz que, ao levar a última gata para casa, a cadela pastor alemão “adotou” o felino. “Acho que só não amamentou porque não tinha leite. Mas cheirava, limpava, seguia”.

Adaptação

Para a médica veterinária Márcia Moller Nogueira, não há problema em criar cães e gatos no mesmo ambiente. Ela alerta, entretanto, que quando os animais são adultos a adaptação é mais difícil. “Determinadas raças de gato são ciumentas e outras, mais tranquilas. O mesmo acontece com cachorros. O ideal é acostumá-los juntos desde cedo e agir com cautela”.

Curiosos, muitas vezes os cães costumam cheirar o gato. O felino reage positiva ou negativamente ao carinho. “Se não está gostando, arrepia, se arqueia, coloca as orelhas para trás, mostra os dentes, bate a cauda como chicote. Quando está feliz, não esboça muitas reações. Fica calmo e se movimenta tranquilamente”.

A professora universitária Karina Junqueira Barbosa tem seis cachorros e 11 gatos. “Eles não morrem de amores uns pelos outros, mas convivem bem”, diz. “Tenho uma cadela que late forte quando os gatos chegam perto de mim primeiro e os coloca para correr. Há uma disputa de atenção, mas só isso”
 
Saiba como garantir a harmonia de seus bichinhos na Edição Digital


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por