Os turistas que chegam nos hotéis de Belo Horizonte no período da Olimpíada recebem, no momento do check in, um material informativo sobre os serviços oferecidos pela Rede SUS da cidade, além de informações importantes sobre prevenção de doenças. 

A cartilha "Orientações Básicas de Saúde", elaborada em português, inglês e espanhol, foi produzida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e está disponível do Serviço de Atenção ao Viajante, localizado na Rua Paraíba, 890, no bairro Funcionários. 
          
O material também reúne orientações sobre cuidados com a alimentação, doenças de transmissão respiratória, dengue, febre chikungunya, zika vírus e outras doenças transmitidas por mosquitos ou carrapatos, vacinas e doenças sexualmente transmissíveis (DST).

E ainda, com o objetivo de conscientizar os donos e funcionários dos hotéis, paralelamente à distribuição das cartilhas, a SMSA implantou também o projeto Hotéis no Combate ao Aedes aegypti. De cunho educativo, o projeto pretende mobilizar toda a rede hoteleira da capital para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.