O aplicativo de transporte Uber passa a ter, nesta segunda-feira (15), dois pontos de encontro que devem facilitar o embarque dos usuários no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. No entanto, a novidade acrescenta "bandeirada" paga à concessionária BH Airport e a tarifa ficará R$ 4,66 mais cara para o cliente. 

Segundo a concessionária que administra o aeroporto, BH Airport, o objetivo do acordo é a melhor prestação do serviço e o aprimoramento de uma nova modalidade de transporte para o deslocamento até o aeroporto.

De acordo com a Uber, os pontos estão sinalizados com tótens da marca e localizados na pista central das vias de acesso: um próximo à entrada principal, no Terminal 1; e outro no Desembarque 2. 

Além disso, os motoristas parceiros passam a ter uma área no Estacionamento E1 para aguardo de solicitações de viagens. O espaço tem capacidade para até 300 veículos, acesso a banheiros e lanchonete e é restrito aos motoristas que estiverem com a sinalização "Na Fila" no aplicativo.

A cobrança adicional de R$ 4,66 será repassada integralmente à BH Airport. Segundo a Uber, o valor será indicado no recibo de viagem como "Cobrança Aeroporto".

Veja, na íntegra, a nota da BH Airport:

"Ao assumir as operações do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em agosto de 2014, a BH Airport firmou o compromisso com a melhor prestação de serviços no aeroporto para o passageiro, buscando sempre resguardar a sustentabilidade do negócio para os profissionais de todas as modalidades de transporte que atuam no aeroporto.

Por determinação legal (Art. 14 do Decreto Federal nº 89.121, de 6/12/1983 que regulamenta a Lei 6.009 de 23/12/1973) e por questão de segurança aeroportuária, a utilização de qualquer área no complexo aeroportuário deve ser formalizada mediante a celebração de contrato. Essa relação comercial está prevista também no Contrato de Concessão.

Esta relação comercial, também praticada por outros aeroportos do Brasil e do mundo, inclui o valor fixo por corrida, a implantação do pátio de espera para os veículos e os novos pontos de encontro para embarque e desembarque de passageiros. 

O objetivo do acordo é a melhor prestação do serviço e o aprimoramento de uma nova modalidade de transporte para o deslocamento até o aeroporto".