Por conta dos últimos conflitos entre taxistas e motoristas do aplicativo que oferece serviço de carona paga, o Uber está distribuindo viagens gratuitas nesta quinta-feira (16), em Belo Horizonte. Em mensagem enviada para as pessoas cadastradas a empresa afirma que a ação é uma resposta à violência e agradece aos usuários que utilizam o serviço.

"Nós acreditamos que mais amor, transparência e uma experiência fantástica  de mobilidade fazem a cidade melhor. Para retribuir todo seu amor, queremos te dar um presente: hoje as viagens Uber são de graça", diz o comunicado.

O "presente" tem limite de viagens e valor. A nota explica que a benefício pode ser utilizado entre 11  e 18 horas desta quinta-feira (16), dentro da capital mineira e há um teto de R$ 50 pela corrida e até 3 viagens.

A campanha promove ainda o uso da hashtag #UberLove e pede que os usuários se posicione nas redes sociais sobre o uso do aplicativo. E novos cadastros também podem receber o benefício das viagens gratuitas, ressalta a nota.

Conflitos


A briga entre taxistas e motoristas que trabalham com o aplicativo, se tornou frequente em Belo Horizonte e ganhou registros nas páginas policias. No dia 2 de julho, motoristas que utilizam o Uber e taxistas se envolveram em uma briga com agressões físicas, no bairro Funcionários, região Centro-Sul. Três pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos.
 
No dia 4, duas ocorrências foram registradas, uma no bairro Santa Efigênia e outra na Savassi, de motoristas do Uber que alegaram terem sido abordados por taxistas, impedindo que eles circulassem com seus veículos. Um deles chegou a contar aos militares que cerca de 50 taxistas o cercaram e danificaram o carro dele.
 
Um vídeo disponibilizado no YouTube na mesma data (4 de julho), mostra quatro táxis cercando um veículo cadastrado no aplicativo, obrigando-o a parar. Conforme descrição da publicação na rede social, uma perseguição teria se iniciado na avenida Bandeirantes e seguia em direção a praça da Bandeira, quando os táxis bloquearam a passagem do motorista do Über. Nenhuma ocorrência deste fato foi localizada.