Na próxima sexta-feira (25) o Brasil comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para incentivar os belo-horizontinos a fazer a boa ação, que pode salvar até quatro vidas, o Uber concederá descontos nas corridas com destinos aos hemocentros.

A campanha já teve início e vale até o próximo sábado (26). O desconto será de R$ 20 para quem for até o Hemominas (Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia) ou no Hospital Júlia Kubitschek (Avenida Cristiano Resende, 2505, bairro Araguaia).

Moradores de Betim, na Região Metropolitana, também podem participar da campanha solicitando um carro até o Hemocentro da cidade, que fica na rua Salvador Gonçalves Diniz, 191, bairro Jardim Brasília.

Para ter acesso ao desconto, o usuário deve colocar o código vidabh antes de confirmar a chamada. O desconto será oferecido nas viagens de ida e volta.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou a importância da ação.  "Precisamos estimular as pessoas a doarem não apenas quando conhecem alguém que precisa de transfusão ou em datas específicas. O que precisamos é tornar a doação uma ação regular, de rotina, um gesto constante de solidariedade".

Quem pode doar?

Para doar sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50Kg, estar em condições plenas de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24h e estar alimentado. O candidato deve apresentar documento original oficial com foto, filiação e assinatura. São retirados aproximadamente 450ml de sangue, em poucos minutos, volume que, além de não fazer falta ao doador, contribui para salvar até quatro vidas.

Para conferir o horário de atendimento das unidades, as pessoas podem acessar www.hemominas.mg.gov.br. No mesmo endereço, é possível, ainda, realizar o agendamento online da doação de sangue. Todas as condições, critérios e restrições podem ser consultados neste link página da Hemominas.