A UFMG é considerada a nona universidade mais prestigiada da América Latina, segundo o  ranking de reputação acadêmica publicado nesta quinta-feira (26), pela Times Higher Education (THE). É a primeira vez que a THE – que há cerca de 40 anos desenvolve estudos de avaliação do ensino superior em escala global – publica levantamento direcionado para a América Latina. O levantamento baseou-se em pesquisa com mais de 10 mil acadêmicos de todo o mundo.

Das 10 instituições mais bem posicionadas, cinco são brasileiras. Também foram listadas a USP (1ª posição), a Unicamp (3ª), a UFRJ (5ª) e a Unifesp (6ª). O editor da THE, Phil Baty, informou que mais detalhes do ranking serão revelados aos dirigentes de universidades latino-americanas durante a The Latin America Universities Summit, evento agendado para julho, na Universidade Antonio Nariño, em Bogotá, na Colômbia.

Na ocasião, serão apresentados dados sobre o desempenho de 50 universidades de ponta na região com base em critérios como ensino, pesquisa, relação com a indústria e grau de internacionalização.

“Nessa conferência inaugural, vamos lançar uma classificação com ampla gama de indicadores. Mas o mais importante é que daremos início a uma consulta com líderes universitários para construir um modelo de avaliação que levará em conta a missão e as prioridades das universidades da região”, disse Baty.

Para o editor da THE, o resultado do estudo indica que há uma quantidade considerável de países representados na elite universitária da região. "Instituições de Brasil, México, Argentina, Chile e Colômbia são líderes no continente”, observou ele, acrescentando que os dados sugerem que existe "concorrência saudável e positiva entre as instituições, o que deve ajudar a impulsionar a qualidade do ensino superior nesses países”.

Confira as 10 universidades mais bem posicionadas no ranking da THE

1.Universidade de São Paulo (USP)
2.Universidade Autônoma do México
3.Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
4.Universidade de Buenos Aires
5.Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
6.Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
7.Universidade do Chile
8.Pontifícia Universidade do Chile
9.Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10.Universidade Nacional da Colômbia

* Com informações da UFMG