A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre inscrições para concurso público nesta segunda-feira (19). Serão ofertadas 55 vagas para cargos técnico-administrativos de níveis superior, médio, técnico e fundamental. Os salários variam de R$ 1.945,07 a R$ 4.180,66. O concurso terá duração de dois anos, prorrogáveis por mais dois, e as vagas são para as unidades de Belo Horizonte. Esta é a primeira vez que a UFMG abre um concurso dessa natureza.

Pela primeira vez, também, candidatos autodeclarados negros serão avaliados por uma comissão formada por três servidores, entre técnicos e docentes, seguindo a legislação vigente para cotas. Mesmo para cargos em que não esteja prevista a reserva de vagas, a declaração pode ser feita, já que possíveis novas vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros ou a pessoas com deficiência.

O concurso prevê provas práticas para os cargos de técnico em audiovisual, técnico em artes gráficas, técnico em mecânica e operador de máquinas agrícolas. Pessoas com deficiências podem solicitar apoio para as provas, como material em braille e tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Candidatos cadastrados em programas sociais do governo federal podem requerer isenção da taxa de inscrição.

As inscrições devem ser feitas até 12 de março pela página da universidade e a confirmação dos resultados acontecerá em junho, mês que antecede o prazo mínimo anterior às eleições, período em que é permitida a nomeação de cargos públicos. Edital e outras informações estão disponíveis na página da UFMG.

Clique na imagem para ampliá-la e verificar a distribuição das vagas