Candidatos convocados pela UFMG para fazer matrícula podem começar a separar os papéis. A universidade divulgou nesta quinta-feira (23), a escala de atendimento com data e horário para realização dos procedimentos presenciais de admissão na instituição. Na segunda chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 233 alunos tiveram a matrícula antecipada do segundo para o primeiro semestre desse ano. Ou seja, muitos dos que estavam se programando para iniciar os estudos em julho, vão começar o ano letivo já em março.

Os procedimentos de matrícula serão realizados a partir desta sexta (24) e nos dias 2 e 3 de março, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), no campus Pampulha. Para os cursos oferecidos em Montes Claros, os candidatos devem comparecer ao Instituto de Ciências Agrárias, no Bairro Universitário da cidade.

Como as datas definidas estão próximas do feriado de Carnaval, a orientação é que os candidatos não deixem para organizar a documentação na última hora. A diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG, Daniele Zárate, adverte que “perderá o direito à vaga o candidato que não apresentar a documentação do registro acadêmico definitivo na UFMG nas datas previstas”.

Os estudantes selecionados para o segundo período letivo serão convocados posteriormente para realizarem o procedimento de apresentação de documentos. Além disso, vagas remanescentes podem ser abertas após o procedimento de apresentação dos documentos do registro acadêmico dos convocados, resultando em novas chamadas. Todas as informações continuam sendo divulgadas oficialmente em ufmg.br/sisu

Documentação
Para efetivar a matrícula da UFMG todos os candidatos devem apresentar comprovante de registro acadêmico online, certificado de conclusão do Ensino Médio, ou de ensino equivalente, histórico escolar do Ensino Médio; documento de identidade, carteira de trabalho ou CNH (motorista) e documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais para os candidatos que já terão completados 18 anos até o dia do registro.

Além disso, é exigido um documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar, para o candidato homem maior de 18 anos (exceto para candidatos com idade superior a 46 anos).

É necessária também a apresentação do CPF; de declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação em outra instituição pública de ensino superior brasileira, preenchida e assinada, e, ainda, uma foto recente.

Reservas
Os candidatos selecionados em modalidades de reserva de vagas precisam apresentar documentação específica, que consta no edital da seleção.