O Grupo de Astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) irá instalar nesta segunda-feira (30) entre as 20h e as 22h alguns telescópios na Praça 7, no Centro de BH, para a observação de Marte, planeta vizinho no Sistema Solar. Nesta segunda, o planeta vermelho estará a apenas 75,280 milhões de quilômetros da Terra.

“Se você não está acostumado com distâncias astronômicas, isso pode te parecer muito, mas não é. Frequentemente a distância Terra-Marte chega a mais de 400 milhões de quilômetros. A última vez que estivemos tão perto assim desse nosso vizinho foi em novembro de 2005”, informou o professor de Física da UFMG, Renato Las Casas.

Ainda de acordo com o professor as condições de observação de Marte não estão tão boas há 11 anos.Isso explica porque o vizinho está se destacando tantono céu, mesmo para a observação a olho nu. No início da noite é possível observá-lo brilhando diretamente sobre o obelisco da praça.

O professor Las Casas apresenta o programa de divulgação científica “Universo Fantástico”, fruto de parceria entre o Grupo de Astronomia da UFMG e a Radio Inconfidência AM. Há mais de seis anos o programa vai ao ar às sextas-feiras das 21 às 22h, com reprise aos domingos ao meio-dia.