UFMG participa de guia global para tratamento da doença de Chagas

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
23/10/2018 às 20:01.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:23
 (Reprodução/ Fiocruz Minas)

(Reprodução/ Fiocruz Minas)

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) participaram da elaboração de um guia internacional com orientações sobre o trato com a doença de Chagas. O documento global, publicado na revista Circulation neste mês, foi idealizado pela American Heart Association e pela Sociedade Interamericana de Cardiologia. O objetivo é ajudar médicos de países em que a enfermidade ainda é pouco conhecida. 

A tripanossomíase americana, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e conhecida como doença de Chagas, é endêmica da América Latina, mas ultrapassou as fronteiras. 

De acordo com a UFMG, a doença ameaça países da Europa, Japão, Austrália, Canadá e Estados Unidos, onde o desconhecimento sobre diagnóstico, manejo clínico e tratamento aumenta os riscos de transmissão e a vulnerabilidade dos pacientes.

Em 30% dos infectados, a enfermidade pode causar insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, arritmia e morte súbita. A transmissão pelo contato com as fezes e/ou urina do inseto vetor contaminado (triatomíneos de 12 espécies diferentes, conhecidos como “barbeiro”), ainda é a principal forma de contaminação pela doença. 

No Brasil, Chile e Uruguai, a incidência de casos diminuiu, mas no Chaco, região ecológica entre Bolívia, Argentina e Paraguai, a infecção chega a 80% entre adultos e 20% em crianças. 

Documento global

Segundo a UFMG, três pesquisadores da instituição participaram do trabalho, com a publicação de um artigo. Outros nove estudiosos brasileiros e estrangeiros também colaboraram com estudos. 

A pesquisa da instituição mineira foi coordenada pela professora Maria do Carmo Pereira Nunes, da Faculdade de Medicina, que também é cardiologista no Hospital das Clínicas. O texto destaca os aspectos cardiovasculares da infecção e do acometimento do trato gastrointestinal (principalmente esôfago e cólon) pela doença de Chagas. 

O estudo ainda atualiza informações sobre triagem, exames clínicos e laboratoriais, medicação e dosagem, indicação e cuidados no tratamento e formas de prevenção à doença.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por