Dois restaurantes universitários da UFMG serão reabertos nesta terça-feira (13), para atender a demanda da comunidade acadêmica: no campus Saúde, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, e no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. O restaurante do campus Pampulha permanece fechado.

De acordo com a universidade, os bandejões voltam a funcionar sob rigoroso protocolo de biossegurança, elaborado pelo Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG e pelo comitê local da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

O café da manhã, exclusivo para estudantes assistidos pela Fump (classificados conforme a renda per capita familiar), será servido das 7h às 8h. Já o almoço em Montes Claros terá seu horário estendido em uma hora (das 11h às 14h) para facilitar o escalonamento dos usuários e impedir aglomerações. Antes da pandemia, o funcionamento era das 11h30 às 13h30.

Haverá controle de entrada e saída de pessoas, medição de temperatura, incentivo ao uso de cartões de débito e uso obrigatório de álcool em gel. A máscara só poderá ser retirada durante a refeição.

Segundo a UFMG, ventiladores foram instalados em pontos estratégicos para direcionar a renovação do fluxo de ar nos salões das refeições. Já as mesas terão apenas duas cadeiras e barreira física de policarbonato separando os usuários. Os usuários não poderão ter contato com alimentos, balcões e utensílios.

A universidade informou ainda que todas as equipes foram treinadas, não somente sobre os cuidados que devem ser tomados no ambiente de trabalho, mas também em casa e no trajeto até o restaurante.