Umidade relativa do ar chega a 30% na Grande BH e pode atingir índice de desertos nesta terça-feira

José Vítor Camilo
15/07/2019 às 17:39.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:33
 (Marcelo Prates/ Hoje em Dia)

(Marcelo Prates/ Hoje em Dia)

A população da Região Metropolitana de Belo Horizonte pode se preparar para se hidratar bastante entre esta segunda-feira (15) e a próxima quarta-feira (17). Com uma umidade relativa do ar já atingindo os 30%, a Defesa Civil da capital emitiu um alerta de tempo seco e, segundo a previsão, este índice pode abaixar ainda mais nos próximos dias.

De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio intenso registrado nos primeiros dias do mês não deverão voltar por enquanto, porém, o índice da umidade do ar pode cair ainda mais até a quarta.

"Para a terça a expectativa é de índices bem baixos, de 20 a 15%, na porção interior de Minas Gerais. Já na quarta, haverá um aumento na nebulosidade devido a uma frente fria que avança pelo litoral sudeste e, consequentemente, estes índices devem subir", explicou. Para se ter ideia, em desertos como o do Atacama, no Chile, a umidade relativa do ar fica entre 10 e 15%. 

Ainda segundo a especialista, a chegada desta frente fria não deverá levar a uma redução nas temperaturas mínimas do Estado, apenas diminuirá em cerca de 2ºC as temperaturas máximas. "Com o aumento das nuvens, amanhã (terça) a previsão é inclusive de chuvas fracas isoladas no Sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes", precisou. 

Dicas

Nesta segunda, a Defesa Civil de BH emitiu um alerta para a baixa umidade do ar por o índice ter chegado aos 30%. Aproveitando, o órgão publicou algumas recomendações para a população para este período do ano. Confira: 

- Hidrate-se durante o dia;

- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evite frituras;

- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;

- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por