A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) voltou a receber pacientes, na tarde desta quinta-feira (22). O serviço estava suspenso há dois dias por causa da morte de quatro bebês, com suspeita de infecção por uma bactéria. "A suspensão temporária de recebimento de pacientes na UTI Neonatal foi uma medida interna de precaução", informou em nota.

Por enquanto, a causa da morte dos bebês está sendo investigada. Mas a universidade informou, nessa quarta (21), que exames comprovaram a "não contaminação" pela bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase).

Segundo a universidade, não foram registrados novos óbitos nem novas infecções. Dois bebês da UTI Neonatal, que apresentam possível infecção por bactéria, estão com quadro clínico estável, sem risco de morte e recebendo tratamento. 

O Hospital de Clínicas informou ainda que notificou a possibilidade de evento adverso à Agência Nacional de Vigilância Sanitária e mantém os protocolos de higiene e segurança do paciente emitidos pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares.

KPC

A bactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase) é uma superbactéria que após ter sofrido uma mutação genética, adquiriu resistência a múltiplos antibióticos (aos carbapenêmicos, especialmente) e a capacidade de tornar resistentes outras bactérias. Essa característica pode estar diretamente relacionada com o uso indiscriminado ou incorreto de antibióticos.

A bactéria KPC pode ser encontrada em fezes, na água, no solo, em vegetais, cereais e frutas. A transmissão ocorre em ambiente hospitalar, por meio de contato com secreções do paciente infectado, desde que não sejam respeitadas normas básicas de desinfecção e higiene.

A KPC pode causar pneumonia, infecções sanguíneas, no trato urinário, em feridas cirúrgicas, enfermidades que podem evoluir para um quadro de infecção generalizada, muitas vezes, mortal.

Leia mais:
Exame descarta KPC após mortes de quatro bebês em hospital de Uberaba, mas confirma outra bactéria