A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) oferecem oito cursos gratuitos a distância em diversas áreas, cada uma delas exige educação mínima, que vai do ensino fundamental completo ao médio.

A qualificação é para agente de recepção de reservas em Meio de Hospedagem; assistente de logística; assistente de recursos humanos; assistente financeiro; cerimonialista; microempreendedor individual (MEI); auxiliar pedagógico; e introdução à interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 

Os cursos contam com o suporte de um tutor on-line e para mediar os conteúdos e propiciar interações, várias ferramentas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como fóruns de discussão, chats, biblioteca virtual, mural de avisos e videoaula. Além da frequência online, será exigido o alcance da média mínima de 6,0, para obtenção do certificado. “Alguns desses cursos já existem de forma presencial, outros foram identificados por meio de uma pesquisa no mercado de trabalho”, explica a diretora de Ensino a Distância, da Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig), Tatiane Paula.

Os trabalhadores interessados devem apresentar, no ato da matrícula no SINE, documento com nome completo e CPF e assinar um termo de compromisso com a declaração da escolaridade.

Endereços para a inscrição:

UAI Praça 7 – Avenida Amazonas, 478 – Centro – BH

Sine ALMG – R. Rodrigues Caldas 30 – Santo Agostinho – BH
Horário de atendimento: 8h às 17hs

Relação de cursos, carga horária, pré-requisitos e número de vagas:

Agente de Recepção de Reservas em Meios de Hospedagem ( carga horária: 160 horas/pré-requisitos: Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo/30 vagas).

Apresentação: Atende ao cliente que busca hospedagem, utilizando técnicas e tecnologias de atendimento e de vendas para melhorar a captação de reservas em meios de hospedagem, concretizando a venda. 

Assistente de Logística (carga horária: 160 horas/pré-requisitos: ensino médio incompleto/ 30 vagas).

Apresentação: auxilia na aplicação de procedimentos de logística, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Colabora no controle das operações logísticas na perspectiva da multimodalidade.

Assistente de Recursos Humanos (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo/30 vagas).

Apresentação: Executa rotinas de processos administrativos do setor de RH. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios, jornada de trabalho, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organiza informações cadastrais dos funcionários.

Assistente Financeiro (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo/30 vagas).

Apresentação: Auxilia nas atividades e na operacionalização de produtos financeiros, fluxos de caixa, organização e classificação de documento contábil, emissão de ordens de pagamento e documentos fiscais.

Cerimonialista (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo/30 vagas).

Apresentação: Organiza e produz o cerimonial de eventos e cerimônias públicas e/ou privadas, de acordo com a classificação e tipologia do evento. Aplica as normas protocolares e de etiqueta social, conforme legislação pertinente.

Microempreendedor Individual (MEI) (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental I (1º a 5º) completo/ 75 vagas).

Apresentação: Empreende e identifica características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio. Desenvolve um modelo de negócios. Reconhece a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios. Conhece técnicas de negociação: compra e venda de produtos (mercados, clientes, fornecedores, concorrentes, preço, planejamento/prazos, negociação/ produtos), bem como o devido atendimento que se deve dispensar a clientes.

Auxiliar Pedagógico (carga horária: 200 horas/pré-requisito: Ensino Médio Completo/330 vagas).

Apresentação: Auxilia a elaboração de projetos pedagógicos e planos de cursos. Colabora com a organização didática e metodológica das atividades pedagógicas. Auxilia nos processos de avaliação do ensino e da aprendizagem na educação e na relação pedagógica entre docentes e estudantes. Contribui para o desenvolvimento de ações integradas no âmbito escolar.

Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (carga horária: 160 horas/pré-requisito: Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo/30 vagas).

Apresentação: Realiza a interpretação simultânea entre a Língua Brasileira de Sinais e o português e vice-versa, em nível básico, em relacionamentos pessoais, comerciais e de trabalho, bem, como nos diversos serviços de atendimento ao público.