Vídeo que mostra carro com suposto radar móvel causa polêmica nas redes sociais

Hoje em Dia
Publicado em 20/07/2015 às 10:08.Atualizado em 17/11/2021 às 00:59.
 (Reprodução/ Facebook)
(Reprodução/ Facebook)

Um vídeo mostrando um carro com um suposto radar móvel está causando polêmica nas redes sociais. As imagens, feitas por uma pessoa não identificada, foram gravadas na avenida Cristiano Machado no último final de semana. Nelas, o homem mostra um Novo Uno com um dispositivo preto acima da porta do motorista. “De dentro do carro vai multando todo mundo”, ele diz.

O veículo pertence à empresa Rodo Transporte, que, por meio de nota divulgada em página do Facebook, negou que o dispositivo seja um radar. Segundo o texto, o dispositivo é utilizado para estudo sobre tráfego e trânsito. Ainda de acordo com a empresa, não é possível medir velocidade como carro em movimento "pois não haveria base de aferição".

Questionada, a BHTrans, que administra o trânsito na capital, afirmou desconhecer o vídeo e destacou que o carro nada tem a ver com a fiscalização eletrônica relacionada ao Poder Público Municipal. A empresa não possui radares móveis em carros, apenas com estruturas fixas para radares que podem ser instalados em dias variáveis.

 

 

Que absurdo

Posted by Luiz Guilherme Guilherme on Sábado, 18 de julho de 2015

Confira a íntegra da nota divulgada pela empresa Rodo Transporte:

 

Sobre o vídeo alegando que um de nossos veículos seria um "radar":

Precisamos responder à pergunta de muitos: "Aquele carro seus tem um radar?"

Logicamente não é um radar móvel, como está explícito no adesivo traseiro do veículo, que informa "Estudo Particular de Tráfego (privado)".

Acreditamos também não existir equipamento que possa medir velocidade com um veículo em movimento, pois não haveria base de aferição. Afinal, para isto ele teria também que trafegar em linha reta....

Somos uma agência de turismo e também locadora de veículos, prestamos entre outros, serviços de motorista terceirizados. Atendemos empresas e pessoas físicas; em serviços turísticos e corporativos. Desde passeios turísticos, receptivo, transporte de funcionários privado e corporativo, terceirização de frotas leves e pesadas, mobilizações de frota a cargas urgentes.

Conforme publicação anterior nesta própria página, temos a preocupação com o trânsito e seu fluxo, e este estudo visa melhoria do tráfego para nossa agilidade. Informo que não trabalhamos para nenhum órgão oficial que emite multas, nem BHTrans, BPTran ou GM.

Não autorizamos ou facilitamos a divulgação deste vídeo, assim como a identificação da imagem e placa do veículo, que devem ser preservadas conforme as leis 9610/98 e 9279/96.

Relatamos que já registramos ocorrências anteriores na PMMG, inclusive por este motivo usamos o adesivo "NÃO É RADAR" na traseira do veículo.

Em um vídeo visto por nós observamos um condutor em ato de direção perigosa, filmando sem as mãos no volante e com afirmações difamatórias e sem fundamento, talvez procurando justamente a "viralização".

Esperamos que mais uma vez este ato não gere novamente mais danos além da difamação, já que há pelo mesmo a incitação dos demais a atos contra a vida do condutor e o bem privado.

E como trabalhamos com motoristas recomendamos que não filmem ao dirigir, contrate um motorista conosco para filmar, atendemos por diária ou até mesmo para retornar seu carro da balada (chamamos de serviço Angel).

*A nota foi divulgada na página da empresa no Facebook. Para acessar, clique aqui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por