A campanha de vacinação antirrábica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começa nesta terça-feira (3) e segue até sábado (7). A imunização contra a raiva - doença transmitida por cães e gatos e que mata animais e humanos em quase 100% dos casos - é gratuita e não tem contraindicações, podendo ser administrada mesmo em fêmeas prenhes e em lactação.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, as vacinas serão aplicadas em postos específicos sempre das 9h às 16h30. Clique aqui e confira os postos de vacinação.

O Executivo municipal explica que a enfermidade está erradicada na cidade, mas é necessário manter a imunização como forma de prevenção ao retorno da doença. 

Raiva

A raiva é uma doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos. Ela afeta o sistema nervoso central, podendo causar a encefalite aguda. Segundo os especialistas, a doença mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. "Ela é transmitida pela saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões e lambidas", informou.

Prevenção

A principal forma de prevenção é a vacina antirrábica para cães e gatos. Cada animal tem direito a receber uma dose gratuita por ano. Outras formas de prevenção incluem evitar contato com animais desconhecidos; não permitir a entrada de morcegos nas casas; e não criar animais silvestres ou retirá-los do habitat natural.

Conforme a Secretaria Municipal de Contagem, em caso de ataque por animal, a pessoa deve limpar o ferimento com água corrente e sabão e procurar atendimento médico imediato.

Devido à pandemia, é obrigatório que os tutores utilizem máscaras e evitem aglomeração ao levar o animal para receber a vacina.