Vacinação contra a gripe é prorrogada até sexta-feira; BH ainda não cumpriu a meta

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
18/06/2018 às 22:35.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:49
 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

(Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Campanha de Vacinação contra gripe foi prorrogada até o dia 22 de junho, em Belo Horizonte. Na capital, até o momento, 715.684 pessoas receberam a dose, o que representa 87,7% do público prioritário. A meta é imunizar 90%, o que representa 734.262.

Segundo a PBH, o grupo com a menor adesão à campanha é o formado pelas crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, que tem 61,3% de cobertura vacinal. Entre as crianças na faixa etária de 2 a 4 anos, a cobertura é ainda menor, com 55,6%. Outro grupo com baixa procura é o formado pelas gestantes, com 65%. 

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a Síndrome Respiratória Aguda Grave, causada pelo vírus da gripe (influenza), já matou 23 pessoas no Estado. Durante todo o ano de 2017 foram 50 mortes e 300 casos confirmados. 

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A  notificação às autoridades de saúde é obrigatória na ocorrência de hospitalização ou óbitos.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, as pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis (tais como diabetes, hipertensão, asma, entre outros, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais), os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por