A Prefeitura de Belo Horizonte inicia Campanha de Vacinação contra a pólio e o sarampo na próxima segunda (6), a partir das 9h, em todos os 152 centros de saúde da capital. A expectativa é vacinar 109.439 crianças, com idades entre 1 e 5 anos. Campanha vai até o dia 31 de agosto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pais e/ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação para que a situação vacinal da criança seja analisada e sejam aplicadas as doses necessárias. Até o momento, Belo Horizonte recebeu 169 mil doses da vacina contra o sarampo e 131.151 das vacinas contra pólio. 

A vacina contra sarampo é indicada para crianças de 1 ano de idade (em duas doses). A vacinação contra pólio é realizada no primeiro ano de vida da criança, com a vacina injetável (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de idade. O 1º reforço da vacina pólio é aplicado aos 15 meses de idade, com a vacina oral (VOP). O segundo reforço (VOP) é aplicado aos 4 anos de idade.  

Cobertura vacinal em BH

Sarampo - 1a dose: 93% | 2a dose: 78%
Pólio - 1o reforço: 74% | 2o reforço: 78%

Dados: Secretaria Municipal de Saúde 

Para ambas as vacinas, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95%. A campanha envolve cerca de 2,4 mil trabalhadores da saúde municipal. 

Leia mais:
Vacina sem estoque
Brasil tem 1.053 casos de sarampo confirmados
Estado fará campanha de vacinação contra sarampo e polio para todas crianças de 1 a 5 anos