Vacinação contra sarampo e poliomielite termina nesta sexta em Minas

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/11/2020 às 11:25.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:05
 (Agência Brasil)

(Agência Brasil)

Terminam, nesta sexta-feira (20), as campanhas Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite em Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), crianças com idades entre 1 e 5 anos devem ser imunizadas, bem como adultos entre 20 e 49 anos (para o sarampo).

De acordo com o governo de Minas, os prazos para essas imunizações haviam sido prorrogados com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e evitar doenças.

Segundo Joseanne Dias Gusmão, coordenadora de imunização da pasta, até o dia 26 de outubro apenas 35,35% das pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos tinham se vacinado na contra o Sarampo.

Já a vacinação contra a polio no Estado está em 54%, abaixo da meta de 95% esperada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A vacinação é a única forma de proteger contra a poliomielite.

"Essa baixa procura pela vacina nos levou a decidir ampliar o período da campanha. Em relação ao sarampo, muita gente não sabe, mas mesmo que as pessoas, dentro desta faixa de idade, estejam com o cartão de vacina em dia, deverão ir até uma unidade de saúde para vacinar", explicou Gusmão.

Campanha Nacional de Multivacinação

Joseanne Dias Gusmão lembra que a Campanha Nacional de Multivacinação continuará mesmo após o dia 20 com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Nesta campanha são ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.  

"A multivacinação tem como objetivo a análise do esquema de vacinação das crianças e dos adolescentes para verificar se está completo. E, para aqueles que estiverem faltando alguma vacina, será realizada a administração, garantindo assim a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis, melhorando também as coberturas vacinais no país", explicou Josianne.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por