Vacina contra gripe começa a faltar em alguns postos da Grande BH

Da Redação
04/06/2019 às 17:21.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:57

Após a vacinação contra a gripe ser aberta a toda população, postos de saúde já começam a registrar a falta do medicamento. Quem foi à unidade do bairro Conjunto Água Branca, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (4), foi informado que a vacina acabou e não haverá mais reposição no local.

Em Betim, também na Grande BH, não há mais nenhuma dose na Central de Vacina do município para ser redistribuída aos postos, conforme informação da assessoria da prefeitura. Dessa forma, à medida que as dose forem se esgotando, não serão repostas. 

A Campanha Nacional de Vacinação para o público prioritário terminou no dia 31 de maio. A partir daí, a orientação do Ministério da Saúde é ministrar as doses que sobraram nas pessoas interessadas e que não fazem parte do público prioritário. A medida evita desperdício de doses nas localidades que não alcançaram a meta de imunização no público-alvo (gestantes, idosos, crianças menores de seis anos e profissionais da saúde).

Em Belo Horizonte, há dois dias, quem foi à tarde à procura de vacina no posto Carlos Chagas, no bairro Santa Efigênia, na região Leste da cidade, não conseguiu ser vacinado. A informação dos atendentes é que as doses estão sendo repostas diariamente, mas como a demanda está mais alta, elas acabam antes do fim do expediente. A informação confirmada pela Secretaria de Saúde de BH. Segundo a assessoria de comunicação da pasta, a meta é atender a todos até pelo menos sexta-feira (7).

Quem tiver interesse em se vacinar, deve se informar antes se ainda existe vacina no posto perto da sua casa e procure ir nas primeiras horas do dia, quando há mais doses disponívies.

A reportagem procurou pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Contagem e aguarda retorno.

Campanha

De acordo com o Ministério da Saúde, Minas Gerais chegou próximo à meta durante a campanha, com percentual 86,6% de adesão (a meta é de 90%, em todo o país). No Estado, já foram registradas cinco mortes pelo vírus Influenza A (H1N1) neste ano.

Durante os cinco primeiros meses de 2019, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza em todo o país, com 144 mortes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por